Meus 5 motivos para ter um caderninho de viagens

Eu amo escrever e amo viajar. Obviamente junto as duas paixões cada vez que faço as malas. Aqui estão cinco motivos que explicam por que eu faço isso 🙂

1:: Não, você não vai lembrar de tudo

Na minha primeira grande viagem, sozinha durante 22 dias na Europa, achei que era bobagem anotar, que eu ia lembrar de tudo, de cada detalhe. Só que não é bem assim. Enquanto está tudo fresquinho, é fácil lembrar de tudo com riqueza de detalhes, mas espere passar 6 meses pra ver. Então, se você é daqueles que gosta de viajar de novo nas lembranças, recordar o que você viu na rua naquele dia, uma piada que te contaram no metrô, uma gentileza que um estranho te fez, anote! Vale a pena. Experimente fazer, bem objetivamente, todos os dias da viagem e, ao voltar, desenvolva mais as anotações 🙂

2:: Escrever faz você viajar de novo

Sempre bate aquela depressão pós-viagem, né? Mas esse efeito pode ser minimizado, mesmo, se você parar pra escrever, ler ou complementar anotações feitas durante a viagem. Ter um caderninho nos faz viajar mesmo depois do regresso. Não é igual, mas é muito bom!

3:: Escrevendo você completa a viagem

É tanta novidade, tanto para ver, entender, conhecer e fotografar que a gente não consegue absorver tudo ali, na hora, de imediato. Escrevendo a gente consegue tirar conclusões, ligar os pontos, comparar lugares. Se você é daqueles que adora fazer uma análise, despretensiosa, dos lugares por onde passou, escolha já um caderninho. O post que fiz aqui sobre como os parques podem te ajudar a conhecer NYC, por exemplo, foi de uma análise pós-viagem 🙂 É divertido!

4:: É uma recordação sem preço

A gente muda, nossas impressões mudam, nossa maneira de viajar muda. E a melhor maneira pra observar isso são as anotações.

5:: Dicas pros amigos

Não acho legal ficar dizendo “faça isso, vá a tal lugar, se você não for a tal lugar não conheceu a cidade”. Mas se algum amigo pede dicas, porque quer mesmo, eu largo o que estiver fazendo para escrever um e-mail bem lindão com o que eu acho que o lugar tem de melhor. E, como eu disse antes, nem sempre a memória ajuda. Consultar o caderninho sempre é uma boa pra ver se nenhuma dica fcou de fora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *