Um pouco de cultura e de Argentina: Liniers

Tanto está se falando na exposição “Macanudismo”, em São Paulo, no Centro Cultural dos Correios, que eu resolvi resgatar minhas fotos de quando vi a expo em Buenos Aires – em julho de 2014 – e escrever um pouco sobre esse artista fantástico, amado, idolatrado, salve salve.

Ricardo Siri Liniers escreve a tira Macanudo desde 2002 no jornal argentino La Nación, todas as semanas. Fui conhecer ele tarde, só em 2012, quando comecei a ir com frequência à capital argentina e estava aperfeiçoando o idioma. Bastou algumas tirinhas pra morrer de amores, assim como aconteceu com Quino e a adorável Mafalda. Há um quê de sutileza, de ternura, de humor e de sarcasmo nas doses certas nas histórias de Liniers. Um exemplo?

Ainda por cima, o cara é super parceiro de um músico incrível, Kevin Johansen, e pinta telas ao vivo enquanto o cantor faz as performances. Simplesmente, não tem como ficar melhor!

Uma boa maneira de conhecer o trabalho de Liniers é através dos livros, publicados pela sua própria editora, La Editorial Común. Ali estão compiladas as tirinhas publicadas. Existem 10 volumes no total. Além da compra pela internet, várias livrarias importantes do Brasil vendem os exemplares en español <3

Pra saber mais sobre a expo recomendo a leitura dessa reportagem da Folha de São Paulo, feita por uma grande amiga e jornalista, Tássia Kastner, que, não bastasse ter escrito sobre esse muso, ainda tirou selfie com ele na abertura da expo 🙂

Confere algumas das fotos que fiz na expo que vi no Centro Cultural Borges, em Buenos Aires.

                                                        

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *