NYC: Upper West Side, Morningside Heights e Harlem

Não sou muito de fazer tour com grupão. Traumatizei depois de um city tour de bus no Chile, em 2011, que fiz com minha família e mais um grupo de 30 pessoas que deviam, juntas, somar alguns milhares de anos (rsrs). Acabo optando, geralmente, por pesquisar algumas informações e criar um roteiro sozinha, dividindo as cidades por regiões pra explorar sem muito compromisso.

No entanto, viajando sozinha, acabei descobrindo os Free Walking Tours – feitos a pé e você paga, ao final, o que acha justo! Esses passeios normalmente são oferecidos pelos hostels ou têm saída fixa, em determinados dias, de um ponto turístico da cidade que você vai visitar. São várias empresas diferentes e vários roteiros. Pois foi assim que eu acabei conhecendo o Harlem, um bairro cheio de história e com uma energia contagiante em NYC. Saímos do hostel onde eu estava hospedada, em Upper West Side, e caminhamos muito até o Harlem e por dentro dele. No final, encerramos com um culto em uma igreja batista com coro gospel de arrepiar. Confere aqui as atrações que mais me marcaram e que podem te guiar em uma visita ao bairro 😉

 

:: Cathedral of Saint John the Divine: a catedral em estilo gótico é majestosa e está localizada na Amsterdam Avenue – ainda em Upper West Side. Sua construção começou em 1892 e, até hoje, ela encontra-se inacabada. Disputa com a Catedral de Liverpool, no Reino Unido, o título de maior igreja anglicana do mundo. Os jardins ao lado são igualmente fascinantes.

:: Columbia University: sabe aquela universidade que aparece em várias produções hollywoodianas, incluindo Caça Fantasmas? A mais antiga universidade de Nova York – onde Barack Obama, Franklin Roosevelt e Theodore Roosevelt estudaram? Essa mesma! Localizada em Morningside Heights, o lugar é lindíssimo, a visita é gratuita e, dependendo da época do ano, você pode ter a sorte de ver os formandos com as famílias nos preparativos pras cerimônias, no maior estilo americano 🙂

:: Morningside Park: esse parque divide Morningside Heights e Central Harlem. Descendo a escadaria e cruzando esse parque é que começa a aventura de explorar o Harlem. Antes, no entanto, aprecie a vista lá do alto, de onde se tem uma boa noção de onde você vai pisar logo em seguida.

:: Brownstones: caminhando pelo Harlem você vai encontrar um monte de brownstones, essas “casinhas” tão típicas da cidade. São casas de mais de um andar (geminadas ou independentes) construídas perto da rua, e com dimensões similares às casas vizinhas,  revestidas de arenito marrom. Os mais endinheirados vivem sozinhos em uma dessas inteirinha, já outras brownstones abrigam diversas famílias.

:: Apollo Theatre: Por esse teatro passaram tantos nomes de peso, referências na história mundial da música, que a sensação é que o chão treme ali. Localizado na 125 St. é o Apollo Theatre é, desde os anos 1930 o centro da cultura negra do Harlem. Nasceram aí grandes estrelas do Jazz, Blues e R&B. O Harlem emana musicalidade e história, impossível não se apaixonar.

:: Resumindo: muito da cultura musical e da história política da cidade surgiu e aconteceu no Harlem. É impossível não se deixar contagiar pela energia que emana de cada esquina, cada rua. Eu poderia tentar enumerar atrações, mas a experiência de andar por essas ruas e ouvir histórias de arrepiar é indescritível! Aproveite para conhecer essa região e sentir uma NYC diferente da do centro. Há 30 anos, segundo o guia do tour, mal se podia caminhar nas ruas do Harlem, que dirá fazer turismo, mas hoje a situação é outra. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *