Hostel: Dicas para não passar sufoco

Hostel é uma ótima opção pra quem viaja com orçamento reduzido ou pra quem quer economizar no item hospedagem e aproveitar melhor outras atrações do lugar. É preciso estar atento, no entanto, a alguns aspectos pra que você não passe um aperto com necessidades básicas como uma boa noite de sono e o mínimo de limpeza e organização no seu local de descanso. Depois de algumas passagens por hostels, em acomodações coletivas, veja algumas coisas que acho importante avaliar antes de escolher onde ficar.

:: Localização: o hostel não precisa estar no centro da cidade, mas precisa, sim, estar perto de uma estação de metrô ou de outro meio de transporte que te leve facilmente onde você quer. Em NYC, por exemplo, fiquei em Upper West Side, lá em cima, quase no Harlem, mas a uma quadra de duas linhas de metrô. Isso conta muito pois, lá pelo 5º dia, você já não vai mais achar graça ficar 30 minutos no metrô todo dia pra qualquer passeio 😉 Informe-se sobre isso.

:: Banheiro: não reserve um hostel sem dar uma olhada nas fotos dos banheiros – tanto as fotos produzidas pelo hostel quanto as feitas por hóspedes, que eu costumo ver no Tripadvisor. Veja se são banheiros coletivos, se são dentro do quarto – e nesse caso observe se um banheiro basta pro número de pessoas no mesmo quarto -, ou se são individuais, no corredor. É melhor ir sabendo de tudo isso do que estar doido por um banho e ter de lidar com surpresas desagradáveis. Dá pra ficar em hostel barulhento, com uma internet mais ou menos, mas sem o mínimo de higiene e conforto não vale a pena. Passei aperto em Londres e em Paris por ter me descuidado com esse detalhe.

:: Portaria: vale a pena um hostel com portaria 24h. Isso te dá mais tranquilidade pra entrar e sair a qualquer hora, além de ter alguém ali na recepção disponível pra qualquer problema que possa vir a acontecer. Vários hostels tem recepção só até certa hora da noite – em especial os que não são de grandes redes – e você fica com chaves dos portões, portas e etc.

:: Horário de Check-in: se o hostel não tem recepção 24h, fique ligado pra comunicar o seu horário de chegada e saída, pois alguém vai ter que fazer um extra ali pra te esperar. Normalmente os quartos em hostels são liberados no começo da tarde então, se você for chegar muito cedo de manhã, certifique-se de que o lugar ofereça um serviço de locker temporário, pra você deixar as malas enquanto espera. Assim você pode ir dar uma volta e almoçar sem carregar a tralha toda pela rua – o que pode ser inclusive perigoso, dependendo pra onde você vai.

:: Lockers: observe se o hostel possui lockers individuais nos quartos pra guardar pertences de valor. Nem sempre cabe a mala toda ali, mas já ajuda pra guardar algo que você não quer deixar ali na mala dando sopa – vai saber quem está no quarto com você. Eu aconselho sempre a levar um cadeado, pois nem sempre o hostel oferece ele ou te cobra caro por um na recepção.

:: Taxas extras: leia bem os termos da reserva antes de reclamar de taxas que vão te cobrar no lugar. É bem normal a internet, o café da manhã e as toalhas serem cobradas à parte. Um key deposit, pelas chaves que vão te entregar na chegada, é bem comum também, mas ao final da estada te devolvem.

Depois disso, é só curtir a viagem 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *