Cinco praias que só os cariocas conhecem

Quem escreve pro blog hoje é a Nastacha, uma das criadoras do Cinco 🙂 Aproveite as dicas dela pra curtir uma praia fora do roteiro clássico na Cidade Maravilhosa!

Há quase quatro anos morando por aqui, tive diversas oportunidades para fugir das praias tradicionais da Zona Sul do Rio de Janeiro. Por indicação dos cariocas, conheci alguns lugares afastados, mas que valem cada quilômetro percorrido. São passeios diferentes, talvez mais indicados para os turistas que já conhecem o Rio, uma vez que a Cidade Maravilhosa possui diversos pontos obrigatórios a serem visitados e nem sempre há tempo de conhecer tudo. Está em busca de lugares diferentes e deslumbrantes? É bom se preparar: alugue um carro, traga guarda-sol, canga, protetor solar e aventure-se!

:: Joatinga

Entre São Conrado e a Barra, está este pequeno paraíso com apenas 300 metros de extensão, dentro de um condomínio fechado. Porém, como no Brasil teoricamente não existem praias privadas, o público pode frequentar a Joatinga sem problemas. A questão é que o acesso à praia é feito exclusivamente de carro. Se não tiver nenhum amigo carioca que possa dar carona, recomendo o aluguel de um automóvel ou um táxi. O lugar é lindíssimo, quase desconhecido pelos turistas e rende fotos excelentes!

Porém, conta com algumas particularidades com as quais você deve se planejar:

Em períodos de maré alta, não há faixa de areia, logo, não é possível curtir a praia;
> É extremamente disputado pelos cariocas, principalmente no verão, ou seja, estacionar é uma missão difícil. Para aproveitar, chegue muito cedo!
Nem sempre há um quiosque disponível, por isso, leve guarda-sol, cangas e algum lanche para garantir.

 

:: Itacoatiara

Localizada na região oceânica de Niterói, é uma das praias mais bonitas para se visitar quando estiver no Rio. Novamente, o ideal é alugar um carro e utilizar o Waze para se guiar até lá. Acredito que é até possível ir de ônibus, mas a distância é muito grande e tornará o passeio super cansativo.

Conhecida pelos niteroienses como Praia de Itacoa, possui paisagens incríveis e não é tão movimentada quanto as praias mais famosas do Rio. Ideal para descansar à beira-mar ou para se aventurar: é só seguir a trilha de cerca de meia hora subindo o Costão (a pedra no canto esquerdo da praia) e ter uma vista única!

 

 

 

 

 

:: Praia da Macumba

Uma das praias preferidas dos surfistas no Rio de Janeiro, a Macumba é ótima para a prática do esporte, por suas ondas cheias e compridas. Está localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes e possui uma incrível vista para a pedra do Pontal. Em períodos de maré baixa, forma-se um estreito caminho de areia que leva até a pedra. Eu não cheguei a subir, mas me disseram que o trajeto dura cerca de 1h e leva às espetaculares vistas do Recreio à Barra de um lado, e da Prainha, de outro.

 

 

 

 

 

 

:: Prainha

Não diferente das outras praias citadas neste post, a Prainha é distante, não tão movimentada e, acima de tudo, compensadora. Também muito frequentada por surfistas (e difícil de estacionar no verão), a Prainha não fica atrás de nenhuma das demais opções. Além da bela vista no local, o caminho pela orla oferece uma das mais bonitas paisagens do Rio. Ah, e também é um dos lugares preferidos de alguns famosos, fora do circuito da Zona Sul.

 

 

 

 

 

 

:: Grumari

Logo depois da Prainha, fica Grumari. Não é tão bonita quanto as outras, mas vale a pena conhecer, pois parece que fomos transportados para um lugar totalmente fora da cidade. A dica é almoçar no Point de Grumari (o preço é salgado, mas vale pedir um bobó de camarão) e apreciar a vista única da Restinga de Marambaia. É incrível!

 

Além destas 5 opções, sei que existem diversas outras praias escondidas pelo Rio. Alguma dica? É só comentar no post! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *