Como: um bate-volta desde Milão

Uma das vantagens de um país bem conectado por linhas de trem é pode ir de uma cidade a outra com facilidade – seja para uma estada mais longa ou para um passeio. Foi assim que visitei Como, aproveitando que estava hospedada em Milão, no meu último dia na Itália, em maio de 2015. Apesar de ter passado pouco tempo ali (metade do dia), separei algumas dicas pra quem pretende fazer um bate-volta à cidade, que é um charme.

:: Como chegar: os trens da Trenord são os que te levam até Como. Primeiro, dependendo da sua localização em Milão, é necessário pegar o metrô até a estação Milano N. Cadorna, pois é dela que partem os trens em direção a Como. O bilhete pode ser comprado na própria estação – em máquinas de autoatendimento ou no balcão -, ao custo de € 4,80 o trecho. A viagem dura uma hora, mais ou menos, o trem faz várias paradas e você deve descer na estação Como Nord Lago, fim da linha, que te deixa quase dentro d’água 😛

IMG_8020 IMG_8028

:: O que fazer: Saindo da estação, à direita, você logo encontra o Funicolare Como-Brunate, que te leva a Brunate, cidade que fica a mais de 700 metros de altura dali, onde você pode passear e ter uma vista panorâmica de Como e dos Alpes. Descendo de lá, minha dica é sair à direita da estação e seguir caminhando pela orla pra admirar o lago. Voltando em direção à estação de trem, passe por ela e siga até a Piazza Cavour, que é onde está o centro da cidade. Caminhe pelas ruelas, tome um gelato e escolha um lugar bem agradável para almoçar. Se tiver tempo, é possível fazer passeios de barco pelo lago, pra ver a cidade de um outro ângulo e, quem sabe, dar um mergulho num dia bem quente.

:: Dica de restaurante: Pensei que podia ser um pega turista, por ser um restaurante em frente à Duomo, mas me surpreendeu. O menu do Ristorane da Pietro é super gostoso e honesto, sem contar que comer nas mesinhas ali na rua, em plena praça é super agradável. Não lembro exatamente quanto pagamos, mas foi bem justo levando em conta que tomamos vinho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *