Vinhos em Mendoza (1): as bodegas de Luján de Cuyo

Na minha ida a Mendoza é claro que não poderia faltar os ‘tours de vinos’. Como apreciadora da bebida que sou, reservei dois dias para conhecer 6 bodegas (3 em cada um deles). Mendoza tem 3 regiões principais de produção de vinho, são elas: Maipu, Luján de Cuyo e Valle de Uco. O ideal é que você separe um dia para cada região, já que elas não são próximas umas das outras 😉 Nesse post conto sobre minha experiência em 3 vinícolas de Luján de Cuyo.

1. CATENA ZAPATA | A tradicional: foi necessário fazer reserva 2 meses antes do passeio pra garantir lugar nesse tour. Por questões óbvias, a Catena Zapata é uma das mais disputadas para a visitação, principalmente por brasileiros. A visita guiada inclui uma breve apresentação em vídeo da história da família e da vinícola, passeio pela vinícola e, ao final, uma degustação de 3 vinhos diferentes. Não é uma visita tão detalhada pra quem é bastante curioso (como eu) – em outras bodegas nos mostraram todas as etapas de produção dos vinhos, enquanto na Catena apenas passamos por algumas barricas de carvalho. No entanto, a guia que nos recebeu não poderia ser mais simpática e esclarecedora.

2. MELIPAL | A grande surpresa do dia e da viagem: saindo da Catena Zapata iríamos para a Casarena, mas nos informaram que eles estavam sem luz e, por isso, tivemos que mudar o rumo do passeio. Chegamos na Melipal sem reserva nenhuma (o guia tinha nos dito que estava reservado, mas foi um baita dum migué rsrs). No fim das contas deu tudo certo e fomos recebidos pela simpaticíssima Sonia, que nos levou por um tour VIP pela bodega (apenas eu e o Gui). Ela nos explicou como se faz tudo, desde a forma como acontece a colheita, a separação dos cachos dos talos, a seleção das uvas, a maceração nos tanques e o envelhecimento nas barricas. Foi uma visita primorosa! Ao final, fizemos uma desgustação de 4 tipos de Malbec, um mais divino que o outro. Fora tudo isso, o lugar é um espetáculo de arquitetura e conta com um restaurante – que infelizmente não experimentamos porque já tínhamos marcado em outro lugar. Posso dizer pravocês que, junto com outras 2 bodegas que conheci em Maipu (post seguinte) essa foi pra seleção de favoritas.

3. DOMÍNIO DEL PLATA | Não entendi: bom, toda viagem tem que ter uma história tragicômica, né? Pois bem, a Domínio del Plata foi responsável por isso em Mendoza. Chegamos pro tour e fomos recebidos por uma francesa, que havia chegado na Argentina a três semanas e, vejam bem, não sabia falar espanhol direito. JURO pra vocês, tenho testemunhas. A visita durou 5 minutos, e foi quase uma caminhada muda pelos tanques e pelas barricas que qualquer outra coisa – e enquanto falava nos perguntava se estava falando certo. Pra coroar, almoçamos ali na vinícola, no restaurante Osadia de Crear que foi mais uma coisa que eu não entendi. Um almoço de 5 passos medonho, ruim, frio, sem sal, tudo o que vocês possam imaginar E caríssimo. MAS é preciso dizer: os vinhos são sensacionais, tanto que trouxemos dois pra casa.

 

RESUMINDO: Melipal ganhou meu coração 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *