Vinhos em Mendoza (2): As bodegas de Maipú

Depois de conhecer as bodegas de Luján de Cuyo fiz um tour pelas bodegas de Maipú. Essa região é a mais tradicional na produção de vinhos em Mendoza. É também a região vitivinícola mais próxima da cidade. Fiquei com receio que, depois do passeio por Luján de Cuyo, os tours pelas vinícolas se repetissem, mas estava enganada. Esse segundo dia de degustações foi sensacional. Abaixo conto mais sobre cada uma das vinícolas visitadas.

1. TRAPICHE | A bodega mais antiga da Argentina: Essa visita não é só uma viagem pela história da Trapiche, mas pela história do vinho na argentina – ela é a mais antiga do país. O passeio começou em um museu do vinho, dentro da própria vinícola, que conserva – ativas, veja bem – máquinas de 1900 e antigamente. Caminhamos entre os antigos tanques de concreto – que foram restaurados e são usados até hoje -, passamos por dezenas de oliveiras de 80 anos – responsáveis pela produção de azeite de oliva da bodega – e finalmente chegamos à sala de degustação. A riqueza de detalhes que o guia nos passou foi impressionante e nos fez degustar os vinhos de uma maneira especial. Essa visita é um mergulho na história do vinho – seja pra quem entende muito ou pra quem está começando a descobrir esse universo incrível!

2. DON MANUEL VILLAFAÑE | Uma incrível surpresa e um tour completo: Essa foi a responsável pela grata surpresa do dia. A bodega abriu suas portas para visitação em setembro de 2015 e nós tivemos a oportunidade de fazer um dos tours mais legais de Mendoza. Foi a única bodega que nos permitiu experimentar vinhos diretamente dos tanques e das piletas para poder sentir a diferença do produto final, envelhecido em barricas de carvalho, que experimentamos ao terminar o passeio. É uma bodega pequena se comparada às outras visitadas no mesmo dia, tem um espaço de recepção e de eventos incríveis e o Gastón, que nos guiou, foi de uma simpatia extrema! Babamos – e trouxemos pra casa –  no vinho IV Centenário, uma mistura de Malbec, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. De beber rezando! Virei fã da bodega.

3. FAMÍLIA ZUCCARDI | Uma bodega familiar por essência: De acordo com o que nos contou o nosso guia nessa visita, a Zuccardi é a maior bodega essencialmente familiar em Mendoza. É a família quem comanda os negócios e todos moram na cidade. Foi aí que fizemos nossa parada para almoçar no delicioso restaurante Pan y Oliva, que fica dentro da vinícola. Já no almoço, antes da visita guiada, degustamos 3 tipos de azeites produzidos ali e mais dois tipos de vinho – um branco e um tinto. Depois, seguimos para um rápido tour pela vinícola que terminou com uma degustação de vinhos. Dentre todos, me chamou a atenção o Solarium (se não me falha a menória), um vinho branco, de colheita tardia, e envelhecido em barricas expostas ao sol. O sabor é inacreditável. E o teor alcóolico também: 20% 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *