Documento: se não estiver em dia não tem viagem

O título é pra assustar mesmo. Imagina que você escolhe uma data, compra passagem, hotel, seguro e daí… seu passaporte está vencido ou precisava de visto e você não sabia ou a foto da sua carteira de identidade é de quando você tinha 12 anos e hoje você tem 23 ou você esqueceu da autorização do seu filho menor de idade pra viajar sozinho.

Esses são só alguns dos cenários que ninguém quer conhecer na prática ao viajar. Separei, então, algumas dicas básicas pra que você esteja atento ao decidir viajar.

:: DOCUMENTOS VÁLIDOS PARA VIAJAR DENTRO DO BRASIL

_ RG (Carteira de Identidade); CNH (Carteira Nacional de Habilitação); carteira profissional de entidades reconhecidas como OAB e CREA, por exemplo, e carteira de trabalho. A partir dos 12 anos de idade completos já é possível viajar desacompanhado sem autorização, apenas com algum documento de identidade.

_Menores até 12 anos incompletos desacompanhados: precisam, além do documento de identificação com foto (RG ou certidão de nascimento), de autorização judicial.

_Menores até 12 anos incompletos acompanhados por familiares: o menor precisa levar a Certidão de Nascimento original (para a comprovação direta de parentesco), mas não precisa de autorização de viagem.

_Menores até 12 anos incompletos acompanhados por terceiros: RG ou certidão de nascimento e autorização feita pelos pais ou responsáveis, com firma reconhecida, informando quem acompanhará e por quanto tempo.

*mais informações sobre autorizações para menores você encontra no Juizado da Infância e da Juventude do seu Estado.

:: DOCUMENTOS VÁLIDOS PARA PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL

_RG (Carteira de Identidade): ATENÇÃO, o seu RG precisa estar atualizado, em bom estado de conservação e não pode ter data de emissão superior a 10 anos. Isso, seguidamente, gera polêmica, uma vez que RG não tem data de validade. Mas você vai correr o risco de encrencarem com o estado do seu documento ou com a foto antiga? Não, né?!

_Passaporte válido: é recomendável que o documento esteja válido, pelo menos, por 6 meses após a data de retorno da viagem.

_Exceções na América do Sul: a Guiana Francesa pede visto, que deve ser solicitado no consulado Francês. No Equador, se você for às ilhas Galápagos precisará de uma autorização de entrada do governo, então leve o passaporte, por mais que o RG seja aceito no país.

:: DOCUMENTOS VÁLIDOS PARA OS DEMAIS PAÍSES

_Passaporte válido: é recomendável que o documento esteja válido, pelo menos, por 6 meses após a data de retorno da viagem.

_Visto: consulte a necessidade de visto para turista no país de destino. O mais certeiro é informar-se com os consulados ou procurar uma empresa especializada no encaminhamento de vistos.

:: VACINAS

_Consulte no site da Anvisa as exigências para cada país. Se constar “Exigência do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia” é necessário fazer a vacina (que deve ser aplicada 10 dias antes da viagem) e comparecer a um Centro de Orientação de Viajantes para emitir esse certificado. Há casos em que as vacinas são apenas recomendadas, fique atento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *