A beleza do Parque das Cachoeiras em Vacaria (RS)

Sou uma apaixonada por descobrir novos lugares e viver novas experiências. Ainda mais quando a descoberta acontece em um lugar onde menos se espera. Foi assim que, em Vacaria, no nordeste do Rio Grande do Sul, depois de percorrer 20 quilômetros de uma estrada de chão em meio a pomares carregados de maçã, conheci o Parque das Cachoeiras.

:: O PARQUE: O lugar é de uma beleza natural tão incrível que, nesse ponto, dispensa comentários. Ao chegar, você vai ser guiado, por alguém responsável pelo parque, ao litoral, que fica na parte mais alta, antes da primeira cachoeira. Aí ficam as cabanas, banheiros, churrasqueiras e o espaço para quem quiser acampar. Neste lugar, você pode aproveitar para apreciar a vista à beira do rio, em um gramado caprichosamente bem cuidado, ou também nos bancos fixados nas pedras dentro do rio, experimentando uma sensação um tanto inusitada de estar sentado no meio de um rio, ouvindo o barulho das cachoeiras e sentindo a correnteza, que é muito forte, “levar” seus pés.

A partir do litoral, se você começar a descer, estão as trilhas que levam às 3 cachoeiras do parque. É tudo bem sinalizado e as trilhas não chegam a ser difíceis – só emocionantes para quem, como eu, não é muito acostumada a esse tipo de aventura rsrs. Descidas, subidas, pontes que balançam e por aí vai. A cada passo a descida fica ainda mais linda e as cachoeiras valem todo o esforço.

:: COMO CHEGAR: Se você está em Vacaria, é só pegar a avenida Moreira Paz na direção sul, cruzar a BR 116 e continuar pela avenida (que logo em seguida será estrada de chão). É só seguir sempre em frente e observar as placas que sinalizam as direções para o Parque das Cachoeiras. Pelos registros do carro, foram 22,5 km da BR 116 até o parque. A estrada está em ótimas condições e a sinalização é suficiente – não tem como se perder. Um ponto de referência para você saber que está quase chegando lá é Capela do Rosário, 5º distrito de Vacaria, que fica mais ou menos a 1 km antes da entrada para o parque.

:: CONTATO, RESERVAS E OUTRAS DICAS: É importante ligar para o parque antes de ir, principalmente se você quer dormir por lá ou acampar, para saber da disponibilidade. Passar o dia lá, sem pernoite, já parece mais fácil (o custo é de R$ 30,00 por pessoa – valores de jan/2016). Importante: o parque não vende comidas nem bebida, você precisa levar de casa tudo o que vai consumir. O telefone é (54) 9909-8826.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *