Soroche em Cusco: como é?

Soroche, ou mal de altitude, é o mal-estar que podemos sentir quando chegamos em lugares de altitude elevada. Nós que vivemos mais próximos do nível do mar aqui no Brasil podemos sentir bastante esses efeitos ao chegar em Cusco, no Peru, em seus 3.300 metros de altitude. Os efeitos variam de pessoa para pessoa. Há os que não sentem nada, há os que sentem mais ou menos e há os que sentem tudo!

A minha experiência

Eu senti o soroche chegando já ao descer do avião. Saí da aeronave, desci pela escadinha até a pista e, ali, já tonteei. Segui caminhando até a área de desembarque do aeroporto e, ao final de uma mísera rampa, eu estava ofegante como se tivesse corrido um campo de futebol inteiro 2 vezes. Em questão de uma hora veio a dor de cabeça – e ela veio bem forte. Não vou fazer um drama aqui e dizer que foi horrível, porque não foi. Mas foi bastante desconfortável. A dor de cabeça demorou a passar. A notícia boa é que no dia seguinte, depois de uma boa noite de sono, eu já estava bem. Ainda ofegante – o que é normal -, mas sem tonturas e sem dor de cabeça.

Dica para o primeiro dia em Cusco: Vá com calma!

Ao chegar, faça seu check-in no hotel. Se precisar ir almoçar e trocar algum dinheiro em casas de câmbio, faça-o. Mas, depois, dê uma descansada. Se você acha muito desperdício de tempo voltar pro hotel, vai ficar ali naquela culpa de estar dormindo numa cama (eu não senti a tal da culpa, mas, né?!) sente em algum lugar na Plaza de Armas, fique ali contemplando a cidade. Evite sair batendo perna logo de cara e não programe nenhum passeio para esse primeiro dia, ou pelo menos não tão em cima da chegada. Deixe um bom tempo livre para você poder descansar e se recuperar se o soroche bater em cheio. Ele pode ir te pegando aos pouquinhos, então não pense que só porque você não sentiu nada na chegada não vai sentir todos os efeitos à noite…

 

Como amenizar os efeitos

Durante minha estada em Cusco acabei descobrindo várias coisas que poderiam me ajudar a diminuir os efeitos do Soroche. O mais conhecido é o Mate de Coca (infusão feita com folhas de coca). A balinhas de coca também podem ajudar. O chá geralmente é servido à vontade nos hotéis, mas também é possível comprar em qualquer vendinha ou no maravilhoso Mercado de San Pedro. Tomar bastante água e evitar o consumo exagerado de álcool no primeiro dia também são dicas importantes. Mas a dica que eu mais gostei foi a Agua de Florida! Não só para o soroche, mas para uma infinidade de outras coisas. Não me atrevo a falar sobre ela, porque nada que eu dissesse seria suficiente. Joguem no google e fiquem maravilhados 🙂 Dá pra comprar no Mercado de San Pedro ou em qualquer farmácia da rede Inkafarma (tem várias dessas na cidade).

 

 

One thought on “Soroche em Cusco: como é?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *