Como chegar a Machu Picchu

Na minha viagem ao Peru, em junho de 2017, optei por fazer um bate-volta a Machu Picchu a partir de Cusco, cidade onde montei base para conhecer a região. Claro que eu optei por visitar apenas o sítio arqueológico. Não subi nenhuma das montanhas, por isso consegui fazer tudo em um passeio de dia inteiro. Neste post eu conto como fazer o bate-volta, os prós e os contras dessa opção mais “express” e também quais são as outras opções para visitar a cidadela. Partiu?!

 

BATE-VOLTA SAINDO DE CUSCO (Estação de Poroy)

Quem escolhe esta opção precisa tomar um trem que sai da estação de Poroy, que fica a uns 10 km de Cusco, o que significa aproximadamente 20 minutos de deslocamento em transfer/táxi. Este trem vai até o povoado de Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo), fazendo uma parada na estação de Ollantaytambo no meio do caminho, para o embarque de mais passageiros. O trajeto leva 3 horas e meia pois o trem vai beeem devagar – o que é ótimo para que você possa apreciar a paisagem lindíssima do Vale Sagrado durante a ida, com destaque para o momento em que o trem passa sobre o majestoso rio Urubamba!

A que horas o trem sai de Poroy? Cedo. De Poroy você sai às 6h40, se escolher o trem Expedition, que é a categoria mais simples. Já se escolher o Vistadome, uma categoria acima – que foi o que eu escolhi por ele ser panorâmico -, você pode sair no trem das 7h35 ou das 8h25. Sugiro sair no horário mais cedo possível. Obs: as informações de horários de trens foram atualizadas em setembro de 2017. Se você quiser ir em altíssimo estilo, e se tiver como investir bem mais no bilhete de trem, vá de Belmond Hiram Bingham!

 

Chegando em Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo) o que eu faço? Chegando na estação de trem, você precisa atravessar uma pontezinha (essa da foto) e do outro lado, você pega um ônibus que vai te levar dali – do povoado aos pés da montanha – até Machu Picchu em si! São 20 minutos de subida em bus e eles saem de 10 em 10 minutos, quando não em menos tempo. Pronto! Você chegou! Ao terminar a visita é só entrar na fila dos ônibus, em frente à entrada do sítio, para descer ao povoado.

Comprar tudo na hora ou comprar com antecedência? Com antecedência, sempre! São milhares de pessoas que visitam Machu Picchu todos os dias, não corra o risco de ficar sem o seu passeio. Aqui na Vida Modo Avião eu posso reservar tudo para você, assim com fiz na minha viagem. Saí daqui com tudo na mão (trem, bus, ticket) e facilita DEMAIS a vida da gente lá, vai por mim. Fala comigo: lina@vidamodoaviao.com 🙂

Dicas práticas para a visita ao sítio arqueológico: não é permitido consumir alimentos ou bebidas lá dentro e, importante, os banheiros são só do lado de fora! Deixa pra tomar água depois da visita, ou mais pro finalzinho.

O bom de fazer o bate-volta: se você só pretende conhecer o sítio arqueológico um dia basta. Aguas Calientes é pequeníssima, é apenas um ponto de descanso, mesmo, para o seu passeio. Não teria muito o que explorar na cidade em si que exigisse mais tempo ou pernoite.

O ruim de fazer o bate-volta: foi bem cansativo, para mim. Enquanto eu estava freneticamente zanzando por Machu Picchu não senti a canseira, mas foi pegar o bus pra descer da montanha e almoçar ali pelas três da tarde que minhas energias se foram pelo ralinho rsrsrs A viagem de volta demora aquelas 3h30, a passo de tartaruga, à noite – sem a vista maravilhosa – e tudo o que você quer é chegar ao hotel. Importante acrescentar que eu já tinha passado 3 dias em Cusco antes disso, fazendo passeios todos os dias sem parar. Foi intenso. Se eu pudesse mudar uma coisa no meu roteiro, dormiria em Aguas Calientes e pegaria o trem de volta para Cusco na manhã seguinte.

 

________

OUTRAS POSSIBILIDADES

Passeio a Machu Picchu saindo de Ollantaytambo

Se você sair de Cusco para fazer o passeio ao Vale Sagrado, quando chegar em Ollantaytambo, em vez de voltar para Cusco no fim do dia, durma lá e na manhã seguinte tome o trem para Aguas Calientes. A viagem dura 1h30 e a variedade de horários é bem maior do que saindo de Poroy.

Subir alguma das montanhas (Machu Picchu ou Huayna Picchu)

+ Cidadela de Machu Picchu

Se você optar por subir alguma das montanhas, leve em conta que são mais ou menos 3 horas no total para subir e descer a montanha, e que você ainda precisa de um tempo para explorar o sítio arqueológico depois. Se eu cansei de fazer um bate-volta visitando apenas o sítio arqueológico, imagina a canseira depois de subir uma montanha. Nestes casos, eu recomendo ir para Aguas Calientes, dormir lá, na manhã seguinte bem cedo fazer a visita completa e, no fim do dia, voltar para Cusco.

 

** Quer ajuda para planejar? Fala comigo que a Vida Modo Avião cuida de tudo com o maior carinho! lina@vidamodoaviao.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *