Dicas para uma primeira visita a Roma

Roma foi uma das minhas viagens rápidas – fiquei cinco dias e foi a primeira cidade de um mochilão de 22 dias que fiz pela Europa. Resumi aqui o que eu acho mais importante para quem visita a cidade pela primeira vez. Ô cidade bem apaixonante!

Roma a pé: nos 5 dias em que fiquei em Roma não usei nem metrô, nem bus. Tá certo que eu adoro caminhar, mas a cidade realmente permite isso – é tudo muito perto. E eu peguei um calor de 40 graus no termômetro, ou seja, poderia ter caminhado mais se o tempo tivesse ajudado. Eu fui caminhando do meu hostel, a duas quadras de Roma Termini, até o Vaticano. Alguns me chamaram de louca mas, believe me, é possível!

 

Esbarrando nas atrações: Uma coisa que você vai perceber em Roma éque não adianta procurar muito as atrações. Você vai estar caminhando em uma ruela minúscula e, de repente, surge o Pantheon na sua frente. Mas bem, a  dica que dou é usar duas avenidas principais pras caminhadas. A Via del Corso e a Via del Tritone. Por aí você vai encontrar o caminho para todas as principais atrações da cidade. O que eu acho imperdível: Fontana di Trevi, Piazza di Spagna, Piazza Navona, Pantheon, Piazza della Repubblica. É tudo pertinho!

História: Essa eu acho que é uma das melhores dicas. Quem me falou foi uma americana que conheci no hostel onde me hospedei. Se você gosta de história, tem que ir ao Foro Romano, Palatino e Coliseu. Vá ao Foro Romano primeiro e compre ingresso ali. Ele vale para esses três lugares. O Foro e o Palatino ficam juntos, no mesmo complexo. Depois você sai, vai para o Coliseu e passa reto pela fila porque tem o ingresso na mão! Senão se perde uma hora ali. Esses lugares são fenomenais!

Vaticano e o outro lado do rio: Se você gosta de caminhar, sugiro ir até o Vaticano. Vá pela Corso Vittorio Emanuele II, uma das mais chiques da cidade e cruze a ponte sobre o rio e descubra outro lado lindo e charmoso da cidade. Para visitar a Basílica de São Pedro, cubra as pernas até os joelhos e os ombros também! Eu quase sou barrada na porta. Tive que comprar um lenço para amarrar na cintura! A Basílica é linda! Vale muito a pena enfrentar a fila para entrar. Se você tiver tempo, siga adiante do Vaticano e dê um pulinho até o bairro Trastevere. É uma lindeza!

Mangiare: Roma tem muitos lugares baratos para comer. Especialmente se a intenção for pegar algo pela rua mesmo e sair comendo, caminhando – já deu pra ver que eu sou daquelas que não gosta de perder tempo em viagem. Quando decidia parar, sentava pra comer na frente dos monumentos, fontes ou qualquer outro lugar lindo que eu encontrasse. Mais de uma vez almocei por 6 ou 8 euros. Muita pizza e massa, claro!

One thought on “Dicas para uma primeira visita a Roma”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *