Junto com Torcello, Murano e Burano compõem o conjunto de ihas da região metropolitana de Veneza. Se você vai ficar uns 2 ou 3 dias na cidade, esse é um passeio que pode ser feito em uma manhã mais metade da tarde. Veja algumas fotos e dicas do que conhecer por lá.
:: Como chegar: escolhi o Vaporetto como meio de transporte porque, como eu contei no post sobre Veneza, adquiri um passe pra andar ilimitadamente nos barquinhos por 48h. Ir de Veneza a Murano é tranquilo, já a viagem pra Burano é beeem longa – prepare-se pra tirar um cochilo com o balanço das águas. As linhas que vão pra essas ilhas não são tantas, então é bem provável que você precise usar mais de uma (uma até San Marco e outra até cada uma das ilhas). O mapa das linhas você pode consultar aqui.
:: O que fazer: confesso que não estudei muito sobre os locais antes de ir e fui mais atraída pelo visual das duas do que qualquer outra coisa. Mas, em Murano, por exemplo, você pode agendar uma visita a uma da várias fábricas de cristais que existem por lá. O lugar é repleto de lojas que vendem verdadeiras obras de arte feitas de cristal – de bijouterias a vasos e esculturas. Curiosidade: após diversos incêndios em fábricas de cristais localizadas em Veneza, todas essas empresas do setor foram transferidas para Murano, em 1291. Burano é tão pequenina que o melhor que se faz, na minha opinião, é perambular pelas ruas, cruzar pontezinhas e aproveitar pra tomar um gelato no caminho. Essa cidade parace de mentirinha, de tantas cores. Espia abaixo a galeria de fotos 🙂
:: Murano
:: Burano