Por que usar cartão de crédito no Uruguai

Acho que essa é uma das primeiras dicas que eu dou para quem está indo visitar o Uruguai. Se em vários lugares do mundo a gente prefere fazer câmbio e pagar tudo em cash para fugir do temido IOF do cartão de crédito, no Uruguai é bem diferente quando o assunto é restaurante ou barzinho. Isso porque no país hermano existe uma lei, prorrogada até abril de 2018, que prevê a devolução do IVA (imposto tipo o nosso ICMS) nestes estabelecimentos a turistas estrangeiros que paguem com cartão de crédito.

COMO FUNCIONA: você recebe a conta e 22% é do valor é puro IVA. Se você pagar com cartão de crédito, recebe de volta, no ato, 18,5% – eles descontam o percentual da transação na máquina. Faça as contas aí: isso cobre o IOF de 6,38% do cartão e ainda sobra um descontão. Nada disso acontece se você pagar em dinheiro!

Aí você pode dizer que o dólar varia até o fechamento da fatura do cartão… Sim, ele provavelmente vai variar, mas tem que variar muuuito pra você perder o desconto e mais ainda pra você chegar a ter prejuízo. Espia abaixo o exemplo de uma conta da minha última viagem a Montevideo, em dezembro de 2016. Fica a dica! 😉

conta1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *