Barcelona: Dicas para uma viagem rápida

Nem sempre dá pra viajar com tempo de sobra. Passei apenas 4 dias na capital da Catalunya em 2012. Veja algumas dicas e sugestões de passeios para conhecer vários pontos da cidade em pouco tempo.

:: Para conhecer a pé

Vale a pena caminhar por Barcelona. A cidade é toda plana e tem calçadas imensas. Minha sugestão é começar um passeio descendo a avenida Passeig de Gràcia – do bairro de Gracia em direção à Plaça de Catalunya. É nesta avenida que estão duas das atrações mais conhecidas de Gaudí: a Casa Batló e a Casa Milá/La Pedrera. Fora isso, só caminhar por ela é uma atração à parte. A avenida leva este nome pois era uma estrada que ligava Barcelona à cidade vizinha Gràcia, que hoje é bairro.

Terminando essa avenida, atravesse a Plaça de Catalunya e siga pela Rambla,  que vai até o porto. Na Rambla está um mercado público fantástico, chamado La Boquería – a maior variedade de frutas, comidas, frutos do mar e condimentos que eu já vi. Também está aí a entrada para o Barri Gòtic, a Plaça Reial e uma série de outras atrações para descobrir, com ou sem mapa!

Ao final da Rambla está o monumento a Cristóvão Colombo. Se você seguir caminhando à esquerda, pela Passeig de Colom, dá pra ir costeando o porto até chegar à praia de Barceloneta! Se aguentar, não deixe de passar pelo Parc de la Ciutadella.

:: De ônibus

Em 4 dias em Barcelona eu caminhei dois. Nos outros dois, comprei um passe do Bus Turístic, que é excelente. Tem três rotas, você pode subir e descer quantas vezes quiser, e passa por todos os principais pontos turísticos da cidade. O audioguia no ônibus me fez rever conceitos sobre eles – que normalmente considero bregas e pouco eficientes. São excelentes e te ensinam muito sobre os lugares. Para ver todos os trajetos tem as infos aqui: http://bit.ly/1oE7R2J

:: Nas alturas

Dois lugares em Barcelona, além de serem deslumbrantes, têm uma vista sensacional da cidade: o Parc Güell, de Gaudí, e o Castell de Montjuïc, que fica no parque da Montanha de Montjuic. Esse parque vale conhecer desde o começo, desde a Plaça d’Espanya (há uma estação de metrô e uma parada do ônibus turístico bem aí), passando pelo lindo MNAC (Museu Nacional d’Art de Catalunya) até chegar ao castelo, que fica no topo. É preciso pegar o teleférico para chegar até lá. A vista é de tirar o fôlego.

:: Sagrada Família

Se alguém me dissesse que tem apenas 3 horas para conhecer algo em Barcelona esse é o lugar que eu indicaria. É apenas sensacional. Uma verdadeira obra de arte, majestosa e impressionante pela riqueza de detalhes e pelo amor claramente perceptível com o qual esse lugar foi pensado e construído. Faça o tour com o audioguia. Aposto um dedinho que você vai se emocionar, e muito. 🙂

:: Fiestas de Gràcia

Esta é uma daquelas histórias de sorte de viajante. Escolhi ir a Barcelona na metade de agosto, que é justamente a época em que acontecem as Fiestas de Gràcia. As ruas que formam o verdadeiro labirinto que é o Bairro de Gràcia ficam lotadas de vários palcos com shows rolando em diferentes lugares, gente tomando tragos na rua ao som de tudo o que é tipo de música. É uma experiência incrível! Se você vai nessa época aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *