Um dos meus prédios preferidos em Buenos Aires tem uma história e tanto. Não bastasse a história, fica em frente à lindíssima Plaza San Martin.
A construção em questão é o Edifício Corina Kavanagh. Fiquei sabendo da história através do filme Medianeras (imperdível). Corina Kavanagh é o nome da mulher que mandou erguer o edifício, por vingança. Ela era apaixonada por um rapaz da família Anchorena, mas sua família não aprovava a relação dos dois e interferiu para que a história de amor dos dois não vingasse.
Os Anchorena construíram, em 1920, a Igreja do Santíssimo Sacramento – em frente à Plaza San Martin -, que era usada como sepulcro da família. Sabendo disso, e também sabendo que a família morava do outro lado da praça, Corina mandou erguer um edifício com uma única exigência aos construtores: ele deveria tapar totalmente a vista que os Anchorena tinham da igreja.
Quem quiser ir até lá, a dica é chegar ao final da calle Florida, onde ela se encontra com o comecinho da Santa Fe 😉 Pra quem entende espanhol e tiver curiosidade, esse é o trecho do filme que conta a historinha: