O melhor de Salta e Jujuy

Minha passagem pelo NOA (Noroeste Argentino) foi curta, mas suficiente para me fazer apaixonar pela região e querer voltar. Em dois dias inteiros conheci alguns dos principais destinos nas regiões de Salta e Jujuy. A cidade de Salta foi escolhida para montar base por 3 noites e dali seguimos para os passeios bate-volta. Neste post mostro um pouquinho de cada lugar.

Se ficar com vontade de conhecer, saiba que a época escolhida para a viagem faz toda a diferença! Para planejar tua trip escreve para mim: lina@vidamodoaviao.com

(1) PURMAMARCA

Aqui fica um dos principais postais da província de Jujuy: o Cerro de Los Siete Colores. Localizado em Purmamarca, um pueblo que é um charme só, o cerro foi recentemente declarado Monumento Histórico Natural. Se puder, reserve uma noite para dormir aí.

(2) CUESTA DEL LIPÁN

Saindo de Purmamarca em direção a Salinas Grandes percorremos uma estrada cenográfica, com curvas super acentuadas e com um visual incrível em meio à Cuesta del Lipán! O trajeto se torna uma atração à parte, e não tem como resistir a uma parada para fotos. Em alguns momentos passamos dos 4mil metros de altitude.

(3) SALINAS GRANDES

A terceira maior salina do mundo fica na província de Jujuy 🙂 Se você estiver vindo do Atacama em direção à Argentina pela estrada é uma das primeiras paisagens que vai ver! Tem muito chão de Salta até aqui mas vale cada hora na estrada.

(4) QUEBRADA DE LAS CONCHAS

Essa região tem uma das geografias mais interessantes que já vi! Passamos por ela antes de chegar a Cafayate. Ao longo do caminho o guia vai nos indicando formações rochosas e as formas que eles dizem enxergar em cada uma delas. Tem Titanic, tem padre, tem janela, tem pilha de barcos. Para quem tem imaginação funciona!

(5) CAFAYATE

Paraíso para quem aprecia vinhos! A especialidade aqui é o inconfundível Torrontés, mas vale experimentar todos os vinhos que vocês conseguir. O clima seco e os mais de 1.700 metros de altitude criam condições para vinhos sensacionais.

(6) ANFITEATRO

Também a caminho de Cafayate, uma formação impressionante cuja acústica não perde em nada para um verdadeiro teatro. Além de ser conhecido assim, como Anfiteatro, este é um “Patrimonio Cultural de la comunidad indígena Suri Diaguita Kalchakí, sitio sagrado, centro de observación y estudios de la cosmovisión Diaguita, una puerta al supramundo”. Deixo para vocês vivenciarem lá a experiência, em vez de explicar. <3

(7) SALTA, LA LINDA

A capital da província de Salta foi nossa base para conhecer NOA. Conhecemos pouco da cidade, confesso, mas o centro histórico, onde pudemos caminhar um pouco, é lindo e com juma arquitetura em estilo colonial. Também curtimos a gastronomia em Salta. Provamos uma tábua com várias das especialidades locais: humita, tamales, hamburguesas de quinoa, papas fritas, empanadas de carne, de llama, de queso de cabra y de carne con reducción de malbec. Salud!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *