3 perguntas para te ajudar a planejar uma viagem

É verdade que todo viajante tem um quê de aventureiro e que essa é uma das partes mais divertidadas dessa empreitada de sair por aí conhecendo o mundo. Eu sei que a viagem é um momento de relaxar, de parar de planejar e de pensar demais, maaaaass – aqui entra a Lina agente de viagens pra te alertar – existem algumas perguntinhas que você precisa responder antes de decidir fazer a sua viagem.

Pensar nisso tudo é o meu dia a dia e o de todos os (bons) agentes de viagem. Olha só:

1 QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA IR?

Claro que viajar é sempre bom, independentemente da época, mas pode ser que, escolhendo o período certo, você aproveite mais o destino. Se você tem flexibilidade de datas para viajar, pergunte-se: em que época vou conseguir pegar praia em Portugal? qual o período de chuvas em Macchu Pichu? de quando a quando vai a temporada de furacões no Caribe? em dezembro faz muito frio na França? vou conseguir subir o Aconcágua, em Mendoza, na temporada de neve? em que mês consigo evitar filas imensas nos parques de Orlando?

Parece excesso de preocupação, mas deixar de pensar nisso, e só marcar a passagem de ida e de volta, pode frustrar suas expectativas quando já estiver no destino, de férias, já imaginou? “Ah, mas eu acho um saco ficar pensando em todas essas hipóteses”, você pode me dizer. Tudo bem, escolha um bom agente de viagens (oiê) que pense nisso tudo pra você.

O QUE EU PRECISO AGENDAR COM ANTECEDÊNCIA?

Essa é outra pergunta super importante, por mais que eu seja do time dos “acadêmicos dos dias livres” nas viagens rsrs Em certos destinos você precisa de ingresso antecipado, precisa reservar determinados passeios – ou vai enfrentar filas de horas, ou vai ficar chupando dedo no maior mimimi quando estiver lá. Exemplo? A visita à vinícola Catena Zapata, em Mendoza, precisa ser agendada com muuita antecedência pois é uma das mais concorridas. Outro exemplo? Visitas aos museus do Vaticano e à Capela Sistina têm hora marcada e um limite X de visitantes por dia. Achou um saco? Larga essa bombinha pro seu agente de viagens (oiê de novo) que ele vai adorar 😉

O QUE O DESTINO EXIGE DE MIM?

Na verdade eu errei e deveria ter colocado isso em primeiro lugar no post. Imagina que saiu uma promo relâmpago pra Miami, tipo, pra semana que vem. O campeão vai lá, compra a passagem e TCHARAN.. não tem o visto americano. O campeão perdeu dinheiro. O campeão se frustrou. O campeão estragou a semana.

Sempre confira se o país exige visto, se o seu passaporte/RG está em dia, se o destino exige o Certificado Internacional de Proflaxia, e por aí vai. Outra dica muito importante é com relação às escalas de vôo. Vai pra Pequim fazendo escala em Dubai? Você vai precisar de um visto de trânsito para os Emirados Árabes Unidos, por exemplo.

______________

Buenas, a intenção aqui não é tornar viajar algo complicado. A ideia é te ajudar a ter a melhor experiência possível de viagem, pra onde quer que você vá 🙂 Já sabe qual o próximo destino?

 

One thought on “3 perguntas para te ajudar a planejar uma viagem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *