Confesso: tenho lá meus preconceitos com City Tours. Principalmente quando são panorâmicos e a gente mal desce da van/ônibus pra poder curtir “ao vivo”, fazer umas fotinhos e explorar. Mas o tour que eu fiz em Cusco foi um tapa, bem dado, na cara do meu preconceito. Por alguns motivos:
1 > O grau de preparo dos guias em toda a região de Cusco, no geral, é fora de série. Para dar uma ideia da riqueza de informações que me foi passada durante esse dia digo, apenas, que meu guia no City Tour é professor de História na Universidade de Cusco. Ponto.
2 > Recorrer os lugares sozinhos, em Cusco, pode fazer passar batido algo que poderia ser uma experiência extremamente grandiosa em termos de significado.
3 > Não ficamos em ônibus mais que 20 minutos. Apenas o necessário para ir de um lugar a outro.
Buenas, vamos ao que interessa! O que a gente vê num City Tour clássico em Cusco?
CATEDRAL DE CUSCO
Foi uma das gratas surpresas deste passeio. Mesmo quem não é chegado em catedrais fica impressionado ao entrar na de Cusco. Neste lugar a gente consegue observar como a cultura quechua, suas tradições e suas crenças, resistiram à dominação espanhola, que impôs o catolicismo quando chegou por lá – de uma forma trágica, com o genocídio de milhares de índios que se negavam a se converter. Resistiram até os dias de hoje. Em Cusco existe o que se chama Sincretismo, uma fusão de diferentes doutrinas (religiosas, neste caso). Você vai ver uma pintura da Virgem Maria na Catedral, mas, se observar bem, o trono em que ela está sentada na pintura não é qualquer trono… é um trono Inca (me arrepio de lembrar). As missas rezadas na Catedral, até hoje, todas elas, são rezadas em quechua. E depois da missa eles fazem festa, comem, bebem, dançam. Talvez por isso sejam chamados de pagãos. Eu acho simplesmente fantástico, forte e emocionante. obs: Não tem foto, por dentro, porque não é permitido.
Q’ORIKANCHA
É um dos templos Incas mais importantes que existe: o Templo ao Sol. Fica a poucos minutos de caminhada da Catedral e é impressionante observar a construção neste lugar. Aí pode-se ver bem a questão do encaixe das pedras (não existe liga alguma, é puro encaixe) e a inclinação das “paredes”, a marca registrada da construção Inca. Graças à inclinação e ao encaixe das pedras, todas as construções incas são anti-sísmicas. Pasmem! Também estão proibidas as fotos no interior deste lugar.
SAQSAYHUAMAN
Fica a 2 km da cidade de Cusco e é mais um lugar impressionante. Dizem que era uma fortaleza durante o incanato. Hoje em dia, é neste lugar que se encenam os rituais da Festa do Sol (Inti Raymi), no soltício de inverno, 24 de junho.
Q’ENQO
Mais um lugar de culto dos Incas. Disse o nosso guia que aquele também era um local de sacrifício de lhamas – o que fazia parte de determinadas cerimônias. muito está intacto, mas a marca da destruição espanhola pode ser vista em alguns lugares onde pedras foram derrubadas.
TAMBOMACHAY
É um local inacreditavelmente preservado onde os Incas rendiam culto à água. A água brota ali faz muitos e muitos anos e os canais são perfeitos. É muito impressionante. Apesar de estar a poucos minutos do centro de Cusco (8km de distância), Tambomachay fica a 3.700 metros de altitude, 400 a mais que Cusco, então a gente sente um pouquinho os efeitos ao chegar lá, mesmo já estando aclimatados.
EXTRA: Paradinha em uma fábrica de artigos feitos em Alpaca e Vicuña para aprender a diferenciar as duas e a reconhecer as falsas – que vão tentar te vender muito no centro da cidade.
*****
PARA ENTENDER CUSCO: Na verdade é uma observação. NADA, mas nada mesmo que qualquer pessoa possa escrever sobre Cusco vai conseguir transmitir a energia incrível que rola nesse lugar. Cada templo, cada sítio arqueológico é muito mais que apenas as construções e as paisagens. Pode ser, sim, um lugar pra você fazer selfies e dizer que foi, mas se você entende o que aconteceu naqueles lugares, olha para eles com respeito e admiração e se permite entregar ao momento, você vai ter uma das experiências mais grandiosas da vida. Cusco é um presente.
2 thoughts on “City Tour em Cusco: diferente de qualquer um que”
OLA TUDO BOM adorei seu relato , estou voltando a Cusco agora em novembro voce tem o contato do Freddy guia professor ?? quero contratar desta vez guia privado para estudar alguns pontos especificos da regiao..
abraços!!
Oi, Elaine! Respondido por e-mail 🙂 Beijos!